Ofuscação – Cap. 1.11 Retransmissores Tor

1.11 Retransmissores Tor: requisições feitas em nome de outras pessoas para ocultar o tráfego pessoal

Tor é um sistema projetado para facilitar o uso anônimo da Internet através de uma combinação de criptografia e passagem da mensagens através de muitos “nós” independentes diferentes. Em uma estratégia híbrida de ofuscação, Tor pode ser usado em combinação com outros mecanismos mais poderosos de ocultação de dados. Tal estratégia consegue a ofuscação parcialmente através da mistura e intercalação de atividades genuínas (criptografadas). Imagine uma mensagem passada sub-repticiamente através de uma enorme multidão para você. A mensagem é uma pergunta sem nenhuma informação de identificação; até onde você sabe, ela foi escrita pela última pessoa a segurá-la, ou seja, a pessoa que a entregou a você. A resposta que você escreve e passa de volta desaparece na multidão, seguindo um caminho imprevisível. Em algum lugar nessa multidão, o remetente inicial recebe sua resposta. Nem você nem ninguém sabe exatamente quem foi que a escreveu.

Se você solicitar uma página da Web enquanto trabalha através da rede Tor, sua solicitação não terá marcado o seu endereço IP; ela virá de um “nó de saída” (análogo à última pessoa que entrega a mensagem a seu destinatário), juntamente com as solicitações de muitos outros usuários dessa rede. Os dados entram no sistema Tor e passam por um labirinto de retransmissores, ou seja, computadores na rede Tor (análogos às pessoas na multidão) que oferecem um tanto de sua largura de banda com o propósito de lidar com o tráfego Tor de outras pessoas, concordando em passar mensagens não vistas. Quanto mais retransmissores houver, mais rápido será o sistema como um todo. Se você já está usando Tor para proteger seu tráfego de Internet, é possível transformar seu computador em um retransmissor para o bem coletivo maior. Tanto o desempenho da rede Tor quanto a ofuscação de indivíduos na rede melhoram à medida que mais pessoas fazem uso da rede.

A ofuscação, destacam os designers da rede Tor, aumenta seu considerável poder de proteção. Em troca de rodar um retransmissor Tor, “você melhora seu anonimato contra alguns ataques. O exemplo mais simples é um atacante que controla um pequeno número de retransmissores Tor. Ele verá uma conexão sua, mas não poderá saber se a conexão teve origem em seu computador ou se foi retransmitida por outra pessoa”.1 Se alguém tem agentes infiltrados na multidão – isto é, se alguém está executando os retransmissores Tor para fins de vigilância – os agentes não podem ler uma mensagem que eles passam adiante, mas podem saber quem a passou para eles. Se você estiver na rede Tor e não estiver rodando um retransmissor, eles sabem que você escreveu a mensagem que você lhes deu. Mas se você está rodando um retransmissor do seu computador, a mensagem pode ser sua ou pode ser apenas uma entre muitas que você está passando para outras pessoas. Essa mensagem começou com você ou não? As informações agora são ambíguas e as mensagens que você escreveu estão seguras em um bando de outras mensagens que você passa. Em resumo, esta é uma forma significativamente mais sofisticada e eficiente de tornar ambíguas determinadas transações de dados e de frustrar a análise do tráfego, fazendo uso do volume de comunicações. Ela não se limita a misturar sinais genuínos (como seria sortear cartões SIM de uma bolsa, com todos os consequentes problemas de coordenação); ela leva cada mensagem a seu destino. Entretanto, cada mensagem pode servir para tornar incertas as fontes de outras mensagens.