Vale da Vigilância – Cap 5. Vigilância S.A. (4)

Relatório minoritário

É 6 de outubro de 2014. Estou no escritório do professor da UCLA Jeffrey Brantingham. Está quente e ensolarado, e os alunos se sentam na grama do lado de fora das salas. Lá dentro, nós dois nos inclinamos sobre a tela do computador, inspecionando um mapa interativo de crimes. Ele dá um zoom na praia Venice.

“Essa costumava ser a capital da heroína em Los Angeles. Grande parte do tráfico de heroína está acontecendo aqui. Você pode ver como isso muda”, ele diz, alternando entre os padrões de crime diurno e noturno no oeste de Los Angeles. “Então, se você olhar mais longe na costa do Pacífico, você consegue diz o que está acontecendo com alguns desses outros lugares? Como aqui. Essa é a Playa Vista. Aqui em cima, Palms.”69

Brantingham, esbelto e de fala mansa, com barba grisalha curta e cabelos espetados, é professor de antropologia. Ele também é co-fundador da PredPol Inc., uma nova e importante start-up de policiamento preditivo que surgiu de pesquisas de contrainsurgência financiadas pelo Pentágono para prever e impedir ataques a soldados estadunidenses no Iraque.70 Em 2012, os pesquisadores trabalharam com o Departamento de Polícia de Los Angeles para aplicar sua modelagem algorítmica na previsão de crimes. Assim, nasceu a PredPol.

O nome da empresa evoca o livro “Relatório Minoritário” de Philip K. Dick, mas a própria empresa possui uma taxa de sucesso espetacular: reduzir o crime em até 25% em pelo menos uma cidade que o implantou.71 Ele funciona ingerindo décadas de dados criminais, combinando-os com dados sobre o ambiente local – fatores como a localização de lojas de bebidas, escolas, rampas de rodovias – e rodando todas as variáveis por meio de um algoritmo proprietário que gera pontos críticos onde criminosos são mais propensos a vir a atacar.

“O software foi adaptado e modificado a partir de algo que previa terremotos”, explica Brantingham enquanto tomamos café. “Se você pensa em Los Angeles e terremotos, para qualquer terremoto que ocorra, você pode realmente atribuir com boa precisão de onde ele vem, em termos de suas causas. Depois que um terremoto ocorre em uma dessas falhas geológicas, você recebe tremores secundários, que ocorrem perto de onde o choque principal ocorreu e cada vez mais rápidos.

“Com o crime é exatamente o mesmo”, continua ele. “Nosso ambiente possui muitos recursos construídos que são geradores de crimes e que não vão a lugar algum. Um ótimo exemplo é uma escola secundária. As escolas secundárias não vão a lugar algum na maior parte do tempo. É um recurso construído que é parte do ambiente. E o que as escolas secundárias têm? Muitos jovens de quinze a dezessete ou quinze a dezoito anos, e não importa para onde você vá no planeta, os jovens de quinze a dezessete anos se metem em confusão. Se metem, sim. Sempre será assim, por causa da testosterona ou das meninas ou o que quer que seja. É a nossa herança dos primatas.”

Coço minha cabeça, concordando. Mas ainda não faz muito sentido para mim. Certamente, é preciso explicar o fato de que os seres humanos têm livre-arbítrio. Certamente, será que eles resistiriam a serem tratados como lajes gigantes de rocha de lava flutuante, esfregando violentamente uma contra a outra? Não havia causas sociais e políticas mais profundas do crime além da simples infraestrutura – coisas como pobreza e dependência de drogas? No que diz respeito às escolas secundárias e às crianças sendo crianças, não deveria haver outras maneiras de lidar com os adolescentes problemáticos além da criminalização e do policiamento concentrado?

Brantingham responde que a PredPol não está tentando consertar a sociedade, mas apenas ajudar a polícia a prevenir o crime. “A PredPol não tem a ver com combater as causas do crime”, diz ele. “A PredPol busca conseguir que o policial seja a ferramenta para dificultar a ocorrência desse crime. Isso não quer dizer que que não precisamos consertar o vício em metanfetamina. Precisamos consertar o vício em metanfetamina.”Em resumo: alguém tem que fazer o trabalho duro de melhorar a sociedade, lidando com as causas sociais e econômicas do crime. A PredPol está simplesmente ajudando os policiais a conter com mais eficiência a bagunça que existe hoje.

Em 2014, a PredPol era uma das muitas empresas competindo por um mercado incipiente, mas em rápida expansão, em tecnologias de policiamento preditivo.72 Empresas grandes e estabelecidas, como IBM, LexisNexis e Palantir, ofereciam produtos que previam o crime.73 A PredPol, embora pequena, assinou contratos com departamentos de polícia de todo o país: Los Angeles; Condado de Orange, no centro da Flórida; Reading, Pensilvânia; Tacoma, Washington. Jornais e emissoras de televisão locais adoraram a história da PredPol: a cura milagrosa de alta tecnologia que os departamentos de polícia estavam esperando. Permitiu aos policiais reduzir o crime a baixo custo. Com um preço de US $ 25.000 a US $ 250.000 por ano, dependendo da população de uma cidade, a PredPol parecia uma pechincha.

O policiamento preditivo estava engatinhando, mas já era criticado por ativistas e cientistas sociais que o viam como uma nova marca da tática milenar de criação de perfil racial e econômico reforçada com um brilho objetivo e orientado por dados.74 Áreas e indivíduos ricos nunca pareciam ser alvo de policiamento preditivo, nem a técnica se concentrou em criminosos de colarinho branco. Jornalistas e criminologistas criticaram a PredPol, em particular por alegar que ela simplesmente não podia ser respaldada.75

Apesar desses choques, a PredPol tinha partidários e apoiadores no Vale do Silício. Seu conselho de administração e conselho consultivo incluíam figurões: executivos do Google, Facebook, Amazon e eBay, além de um ex-diretor da In-Q-Tel, a empresa de capital de risco da CIA que opera no Vale do Silício.76

De volta ao seu escritório, Brantingham oferece pouco sobre os laços da empresa com esses gigantes da Internet. Outro executivo da PredPol me informou que, nos bastidores, a Google era uma das maiores impulsionadoras e colaboradoras da PredPol. “Na verdade, a Google veio até nós”, disse-me por telefone Donnie Fowler, diretor de desenvolvimento de negócios da PredPol.77 “Esse não é o caso de uma pequena empresa minúscula indo a uma gigante como a Google e dizendo que a única maneira de sobrevivermos é pegando carona em você. É um relacionamento mutuamente benéfico.”

Ele se gabou de que, ao contrário de outras empresas, a PredPol fez mais do que simplesmente pagar a licença da tecnologia da Google para incorporar o sistema de mapeamento em seu produto, mas também trabalhou com a Google para desenvolver funcionalidades personalizadas, incluindo “construir sinos e assobios adicionais e até ferramentas adicionais para aplicação da lei”. ” Ele foi direto sobre o motivo pelo qual a Google era tão proativa em trabalhar com sua empresa. “A última fronteira deles é vender sua tecnologia aos governos. Eles os tornaram consumidores. É com eles que rolam os negócios.” E a PredPol era um suporte de vendas perfeito – um exemplo poderoso dos departamentos de polícia que aproveitavam a tecnologia da Google para manter as pessoas seguras. “Um desses caras da Google me disse: ‘Vocês nos completam'”, disse Fowler com um ar de satisfação.

Policiais? Empreiteiros do governo? Tecnologia de contrainsurgência propulsionada por dados? Previsão de crime alimentada por uma plataforma onipresente da Internet? Ele estava falando sobre a Google? Ou foi um daqueles sistemas de contrainsurgência cibernética da Guerra Fria que o Pentágono sonhou por tanto tempo? Havia alguma diferença?

Aperto a mão de Brantingham e saio de seu escritório. Enquanto atravesso o campus da UCLA em direção ao meu carro, penso na nossa conversa. Com base no que já descobri investigando os negócios de vigilância privada do Vale do Silício, não me surpreendo ao saber que a Google está na cama com uma empresa de previsão de crimes iniciada pela pesquisa de contrainsurgência.

A Internet percorreu um longo caminho desde que Larry Page e Sergey Brin converteram o buscador Google de um projeto de doutorado em Stanford em uma empresa multibilionária. Mas, sob muitos aspectos, não mudou muito desde os dias da ARPANET. Apenas ficou mais poderosa.

O desenvolvimento da parte direcionada ao consumidor foi a mudança mais dramática. A Internet comercial que conhecemos hoje se formou no início dos anos 1990, quando a National Science Foundation privatizou a NSFNET. No espaço de duas décadas, a rede cresceu de um simples meio de dados e de telecomunicações para uma vasta rede global de computadores, smartphones, aplicativos, cabos de fibra ótica, redes celulares e data centers em depósitos tão grandes que cabiam bairros inteiros de Manhattan neles. Hoje, a Internet nos rodeia. Medeia a vida moderna. Lemos livros e jornais na Internet; usamos o banco, compramos e jogamos videogame na Internet. Conversamos por telefone, frequentamos a faculdade, encontramos empregos, paqueramos, trabalhamos, ouvimos música e assistimos a filmes, marcamos consultas com dentistas e obtemos aconselhamento psicológico na Internet. Aparelhos de ar condicionado, telefones, relógios, distribuidores de alimentos para animais de estimação, babás eletrônicas, carros, geladeiras, televisões, lâmpadas – todos esses objetos também se conectam à Internet. Os lugares mais pobres do mundo podem não ter encanamento e eletricidade, mas eles, com certeza, têm acesso à Internet.

A Internet é como uma bolha gigante e invisível que envolve o mundo moderno. Não há escapatória e, como Page e Brin astutamente entenderam quando lançaram a Google, tudo o que as pessoas fazem online deixa um rastro de dados. Se salvos e usados corretamente, esses traços compõem uma mina de ouro com informações cheias de insights sobre as pessoas em um nível íntimo, além de uma leitura valiosa sobre macro tendências culturais, econômicas e políticas.

A Google foi a primeira empresa de Intenet a aproveitar totalmente esse insight e construir um negócio com base nos dados que as pessoas deixam para trás. Mas não ficou sozinha por muito tempo. Algo na tecnologia levou outras empresas na mesma direção. Aconteceu em quase todos os lugares, desde o menor aplicativo até a plataforma mais ampla.

A Netflix monitorou os filmes que as pessoas assistiram para sugerir outros filmes, mas também para orientar o licenciamento de conteúdo e a produção de novos programas.78 Angry Birds, o jogo da Finlândia que se tornou viral, pegou dados dos smartphones das pessoas para criar perfis, com informações como idade, sexo, renda familiar, estado civil, orientação sexual, etnia e até alinhamento político, e transmiti-los para empresas de publicidade direcionada de terceiros.79 Os executivos do Pandora, o serviço de streaming de música, construíram um novo fluxo de receita, analisando seus setenta e três milhões de ouvintes, captando suas crenças políticas, etnia, renda e até status parental, para depois vender essas informações para anunciantes e empresas de campanhas políticas. A Apple extraiu dados dos dispositivos das pessoas – fotos, emails, mensagens de texto e locais – para ajudar a organizar as informações e antecipar as necessidades dos usuários. Em seus materiais promocionais, divulgou isso como uma espécie de assistente pessoal digital que poderia “fazer sugestões proativas para onde você provavelmente irá”.

O eBay de Pierre Omidyar, o maior site de leilões on-line do mundo, implantou software especializado que monitorava os dados dos usuários e combinava-os com as informações disponíveis on-line para desmascarar vendedores fraudulentos.81 Jeff Bezos sonhava em transformar sua varejista on-line Amazon na “loja de tudo”, uma plataforma global de vendas que anteciparia todas as necessidades e desejos dos usuários e entregaria produtos sem ser solicitada.82 Para fazer isso, a Amazon implantou um sistema para monitoramento e criação de perfil. Ele registrava os hábitos de compra das pessoas, suas preferências de filmes, os livros nos quais estavam interessados, a rapidez com que liam livros em seus Kindles e os destaques e notas de margem que eles faziam. Também monitorou os trabalhadores dos depósitos, rastreando seus movimentos e cronometrando seu desempenho.83 A Amazon exige um poder de processamento incrível para administrar um negócio de dados tão grande, uma necessidade que gerou um negócio paralelo lucrativo de alugar espaço em seus servidores enormes para outras empresas. Hoje, a empresa não é apenas a maior varejista do mundo, mas também a maior empresa de hospedagem na Internet, recebendo US $ 10 bilhões por ano com o armazenamento de dados de outras empresas.84

O Facebook, que começou como um jogo que classificava estudantes mulheres entre “gostosa ou não” em Harvard, transformou-se em uma plataforma global de mídia social alimentada por um modelo de publicidade direcionada semelhante à Google. A empresa engoliu tudo o que seus usuários fizeram: postagens, textos, fotos, vídeos, gostos e desgostos, solicitações de amigos aceitas e rejeitadas, conexões familiares, casamentos, divórcios, locais, opiniões políticas e até postagens excluídas que nunca foram publicadas. Tudo isso foi introduzido no algoritmo secreto de criação de perfis do Facebook, que transformou os detalhes da vida privada em mercadorias privadas. A capacidade da empresa de vincular opiniões, interesses e afiliações de grupos e comunidades tornou-a favorita de empresas de publicidade e marketing de todos os tipos.

As campanhas políticas, em particular, adoraram o acesso direto oferecido pelo Facebook. Em vez de cobrir as ondas de rádio com um único anúncio político, eles poderiam usar perfis comportamentais detalhados para segmentar suas mensagens de forma micro-segmentada, mostrando anúncios que apelavam especificamente para indivíduos e para os problemas que eles consideravam caros. O Facebook até permitiu campanhas para carregar listas de eleitores e apoiadores em potencial diretamente no sistema de dados da empresa e, em seguida, usar as redes sociais dessas pessoas para extrapolar outras pessoas que podem apoiar um candidato.85 Era uma ferramenta poderosa e lucrativa. Uma década depois que Mark Zuckerberg transfigurou a empresa a partir de um projeto de Harvard, 1,28 bilhão de pessoas em todo o mundo usavam a plataforma diariamente, e o Facebook cunhava US $ 62 em receita para cada um de seus usuários nos EUA.86

A Uber, empresa de táxi na Internet, implantou uso de dados para evitar a regulamentação e a supervisão do governo em apoio à sua expansão agressiva nas cidades onde operava ilegalmente. Para fazer isso, a empresa desenvolveu uma ferramenta especial que analisou as informações do cartão de crédito, os números de telefone, os locais e os movimentos dos usuários, e a maneira como os usuários usavam o aplicativo para identificar se eram policiais ou funcionários do governo que poderiam estar chamando um Uber, apenas para multar motoristas ou apreender seus carros. Se o perfil correspondesse, esses usuários seriam silenciosamente incluídos na lista negra do aplicativo.87

Uber, Amazon, Facebook, eBay, Tinder, Apple, Lyft, Four-Square, Airbnb, Spotify, Instagram, Twitter, Angry Birds. Se você diminuir o zoom e olhar para o quadro maior, poderá ver que, juntas, essas empresas transformaram nossos computadores e telefones em esccutas espiãs conectadas a uma vasta rede de vigilância de propriedade corporativa. Para onde vamos, o que fazemos, sobre o que falamos, com quem falamos e nos encontramos – tudo é gravado e, em algum momento, transformado em valor. Google, Apple e Facebook sabem quando uma mulher visita uma clínica de aborto, mesmo que ela não conte a mais ninguém: as coordenadas GPS no telefone não mentem. Transas de uma noite e casos extraconjugais são muito fáceis de descobrir: dois smartphones que nunca se conheceram de repente se cruzam em um bar e depois se dirigem a um apartamento do outro lado da cidade, ficam juntos durante a noite e se separam pela manhã. Eles nos conhecem intimamente, até as coisas que escondemos das pessoas mais próximas a nós. E, como o programa Greyball da Uber mostra tão claramente, ninguém escapa – nem mesmo a polícia.

Em nosso moderno ecossistema da Internet, esse tipo de vigilância privada é a norma. É tão despercebido e normal quanto o ar que respiramos. Mas mesmo nesse ambiente sofisticado e esfomeado por dados, em termos de escopo e onipresença, a Google reina suprema.

À medida que a Internet se expandia, a Google cresceu junto com ela. Cheia de dinheiro, a Google começou a fazer compras vertiginosamente. Comprou empresas e startups, absorvendo-as em sua crescente plataforma. Ela foi além da pesquisa e do email, expandiu-se para processamento de texto, bancos de dados, blogs, redes de mídia social, hospedagem na nuvem, plataformas móveis, navegadores, auxiliadores de navegação, laptops baseados na nuvem e toda uma gama de aplicativos de escritório e produtividade. Pode ser difícil acompanhar todos eles: Gmail, Google Docs, Google Drive, Google Maps, Android, Google Play, Google Cloud, YouTube, Google Translate, Google Hangouts, Google Chrome, Google+, Google Sites, Google Developer, Google Voz, Google Analytics, Android TV. A empresa ultrapassou os serviços puramente voltados para a Internet e investiu em sistemas de telecomunicações de fibra ótica, tablets, laptops, câmeras de segurança doméstica, carros autônomos, entrega de compras, robôs, usinas elétricas, tecnologia de extensão de vida, segurança cibernética e biotecnologia. Ela chegou a lançar um poderoso banco de investimento interno que agora rivaliza com as empresas de Wall Street, investindo dinheiro em tudo, desde Uber até obscuras startups de monitoramento de culturas agrícolas, ambiciosas empresas de sequenciamento de DNA humano como 23andME e um centro de pesquisa secreto para a extensão de vida chamado Calico .88

Independentemente do serviço implantado ou do mercado em que entrou, a vigilância e a previsão foram incorporadas aos negócios. Os dados que fluem pelo sistema da Google são surpreendentes. Até o final de 2016, o Android da Google estava instalado em 82% de todos os novos smartphones vendidos em todo o mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários de Android no mundo todo.89 Ao mesmo tempo, a Google processava bilhões de pesquisas e o YouTube era reproduzido diariamente e tinha um bilhão de usuários ativos do Gmail, o que significava que ela tinha acesso à maioria dos emails do mundo.90 Alguns analistas estimam que 25% de todo o tráfego da Internet na América do Norte passa pelos servidores da Google.91 A empresa não está apenas conectada à Internet, é a Internet.

A Google foi pioneira em todo um novo tipo de transação comercial. Em vez de pagar pelos serviços da Google com dinheiro, as pessoas pagam com seus dados. E os serviços que oferece aos consumidores são apenas as atrações – usados para capturar os dados das pessoas e dominar sua atenção, atenção contratada pelos anunciantes. A Google usou dados para aumentar seu império. Em 2017, tinha US $ 90 bilhões em receitas e US $ 20 bilhões em lucros, com setenta e dois mil funcionários em período integral trabalhando em setenta escritórios em mais de quarenta países.92 Tinha uma capitalização de mercado de US $ 593 bilhões, tornando-a a segunda empresa pública mais valiosa do mundo – perdendo apenas para a Apple, outra gigante do Vale do Silício.93

Além disso, outras empresas de Internet dependem da Google para sobreviver. Snapchat, Twitter, Facebook, Lyft e Uber – todos construíram negócios de bilhões de dólares sobre o onipresente sistema operacional móvel da Google. Como guardiã, a Google também se beneficia do sucesso deles. Quanto mais pessoas usam seus dispositivos móveis, mais dados eles recebem.

O que a Google sabe? O que ela pode adivinhar? Bem, parece quase tudo. “Uma das coisas que eventualmente acontece … é que não precisamos que você digite”, disse Eric Schmidt, CEO da Google, em um momento de sinceridade em 2010. “Porque nós sabemos onde você está. Sabemos onde você esteve. Podemos adivinhar mais ou menos o que você está pensando.” 94 Mais tarde, acrescentou: “Um dia tivemos uma conversa em que pensávamos que poderíamos apenas tentar prever o mercado de ações. E então decidimos que era ilegal. Então paramos de fazer isso.”

É um pensamento assustador, considerando que a Google não é mais uma startup atraente, mas uma poderosa corporação global com sua própria agenda política e uma missão para maximizar os lucros para os acionistas. Imagine se Philip Morris, Goldman Sachs ou um empreiteiro militar como a Lockheed Martin tivessem esse tipo de acesso.