Ofuscação – Cap 1.3 CacheCloak

1.3 CacheCloak: serviços de localização sem rastreamento de localização

A tática da CacheCloak adota uma abordagem de ofuscação adequada aos serviços baseados em localização (location-based services, LBSs).1 Ela ilustra duas reviravoltas no uso de ecos falsos e imitações na ofuscação. A primeira delas é garantir que os dados relevantes ainda possam ser extraídos pelo usuário; a segunda é tentar encontrar uma abordagem que possa funcionar indefinidamente em vez de como uma estratégia temporária de compra de tempo.

Os serviços baseados em localização aproveitam as capacidades de localização de dispositivos móveis para criar vários serviços, alguns deles sociais (por exemplo, o FourSquare, que transforma a ida a lugares em um jogo competitivo), alguns lucrativos (por exemplo, publicidade de localização) e alguns totalmente úteis (por exemplo, mapas e buscas de objetos mais próximos). A retórica clássica do equilíbrio entre privacidade e utilidade, na qual a utilidade é frequentemente apresentada como prejudicial à privacidade, é evidente aqui. Se você quer aproveitar um LBS – por exemplo, se você quer estar na rede em que seus amigos estão para que você possa se encontrar com um deles se você e essa pessoa estiverem próximos – então terá que sacrificar alguma privacidade e você terá que se acostumar a ter o prestador de serviços sabendo onde você está. A CacheCloak sugere uma outra maneira de fazer essa troca.

“Onde outros métodos tentam obscurecer o caminho do usuário escondendo partes dele”, os criadores da CacheCloak escrevem, “nós obscurecemos a localização do usuário ao cercá-lo com os caminhos de outros usuários”2 – isto é, através da propagação de dados ambíguos. No modelo padrão, seu telefone envia sua localização para o serviço e recebe as informações solicitadas em troca. No modelo CacheCloak, seu telefone prevê seus possíveis caminhos e depois busca os resultados para várias rotas prováveis. Conforme você se movimenta, você recebe os benefícios de saberem a sua localização – acesso ao que você está procurando, na forma de dados em cache (temporários) antes de possíveis solicitações – e um adversário fica com muitos caminhos possíveis, incapaz de distinguir o início do fim de um caminho e incapaz de determinar de onde você veio, para onde você pretende ir ou mesmo onde você está. Da perspectiva de um observador, os dados salientes – os dados que desejamos guardar para nós mesmos – estão enterrados dentro de um espaço de outros dados, igualmente prováveis.